sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!

           
 Hoje cedo acordei pensando no motivo deste feriadão, que tanto nos anima, por prolongar o final de semana e então me reportei, não à proclamação da república, mas ao seu hino...  Sinceramente não me recordo da música, mas da letra, em especial do refrão.   "Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!".  Gosto muito de música e os hinos oficiais sempre me emocionaram...  Os desfiles de 7 de setembro que, invariavelmente terminavam com a execução do Hino Nacional - no pátio da escola, para onde convergiam todos os pelotões - sempre foram momentos que me traziam lágrimas de emoção pura, genuína, desde a mais tenra idade...  

Bem, reminiscências à parte, de volta ao presente, fico pensando na geração dos meus filhos e netos e nas que virão.  Duvido que meus filhos, por exemplo, sequer tenham sido "apresentados" a outro hino senão o Nacional Brasileiro.  Proclamação da República, Bandeira, Independência??  Nem mesmo sei se sabem que existem... Não, não estou numa crise de saudosismo.  Apenas quero compartilhar aqui o refrão, numa silenciosa (porque já confessei que não me lembro mesmo, para cantar... risos) homenagem à República, que se instalou antes de nosso tempo, mas no último plebiscito referendamos.

Ah, em tempo: o referido hino teve autoria de José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (letra) e Leopoldo Miguez (música), que foram vencedores do concurso lançado pelo governo provisório, do Marechal Deodoro da Fonseca. 

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Em 1989, quando da comemoração do centenário da República, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense utilizou parte do refrão do Hino no seu samba enredo.

Liberdade, liberdade!
Abra as asas sobre nós 
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e por colaborar conosco! Continue participando!