quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sobre depressão, luta e covardia

A morte, essa única certeza que temos na vida, nos choca a todos.  Por vezes, nos silencia; outras, nos faz falar, na tentativa de pôr pra fora o que nos assombra, nos desola ou, simplesmente nos faz pensar...

Na última segunda-feira, dia onze de agosto, morreu Robin Williams.  Do muito que tem sido falado, escrito, comentado, me identifiquei particularmente com a postagem feita pelo escritor, diretor e crítico de cinema, Pablo Villaça, em sua página no facebook.  Não tecerei quaisquer considerações acerca do seu registro. Compartilho aqui e desejo que possam saborear suas palavras, como todo texto bem escrito merece e faz merecer a seus leitores!



Âncora da Fox News chama Robin Williams de “covarde” por ter se matado. A Fox é a Veja/UOL deles, então é esperado que sejam nojentos. Mas isto revela muito sobre como a depressão é encarada ainda em 2014: vi muita gente questionando como Williams poderia ser depressivo, já que tinha “dinheiro e fama”. Vi gente atribuindo a depressão a uma “decadência na carreira”. E outros que repetiram a acusação de “covarde”. 


Ora, você não chamaria alguém que morreu de câncer de “covarde”. A depressão é uma DOENÇA. Nao é “frescurite”. Não adianta ordenar que alguém fique alegre. Não adianta dizer “você tem que reagir” - como não adiantaria dizê-lo a alguém com Parkinson. A depressão exige TRATAMENTO. Químico, psicológico. Enquanto houver quem a trate como “frescura”, as mortes continuarão. Esta é uma doença que cava um oco no peito de sua vítima. Atira sua mente na neblina densa. Enfraquece o corpo até a imobilidade. É letal.

“Covarde” é o âncora da Fox, que ofende e rotula um homem que sucumbiu a uma doença sem pensar no estigma que lança sobre milhões de outros. Se você sofre com depressão, não se deixe intimidar pelos ignorantes e insensíveis. Assuma a doença e busque ajuda. Hoje. Já. Não há vergonha alguma em ser vítima da depressão. Não é sinal de fraqueza de caráter. Não depõe contra você. É apenas uma dessas coisas da vida. 

Falo isso como alguém que luta diariamente contra a depressão há 24 anos. Porque é uma luta. Sigo vencendo, mas sigo me medicando. Nao há embaraço algum nisso. Mas. Busque. Ajuda. Tem um futuro inteiro te esperando. 

Vá até ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e por colaborar conosco! Continue participando!