segunda-feira, 7 de maio de 2012

UFRJ concede título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

UFRJUFRJ
UFRJ concede título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

JEAN SOUZA - ASSESSOR DE IMPRENSA DO GABINETE DO REITOR
dmvi@reitoria.ufrj.br
LulaA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concedeu na última sexta-feira, 4 de maio, ao ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o título de Doutor Honoris Causa, por sua contribuição à história política, econômica e social do Brasil.
LulaO evento, que contou com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff, aconteceu pela manhã, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Organizada conjuntamente por universidades públicas do Rio, a solenidade concedeu cinco títulos de Doutor Honoris Causa a Lula, através da UFRJ, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ, o título presta homenagem e reconhecimento à atuação de Lula, que colocou o combate à pobreza e à desigualdade como suas prioridades. Emocionado, ele lembrou que, antes de ocupar a Presidência, o único diploma que teve na vida foi o de torneiro mecânico, por um curso feito no SENAI.

“O dia de hoje será inesquecível para mim, porque são alguns dos principais centros de excelência do país”, disse Lula. O ex-Presidente dedicou o título ao povo brasileiro e elogiou a contribuição de ex-alunos das universidades presentes para o conhecimento do país.

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, disse que “vida e a obra do novo Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro se identificam de forma orgânica e abrangente com a essência da cultura universitária”. Segundo Levi, a trajetória difícil de Lula, que nasceu numa região pobre do sertão nordestino e alcançou a Presidência da República, são como a “utopia permanente” que caracteriza o pensar na universidade: “Lula da Silva descredenciou completamente o que era considerada uma absoluta utopia”, afirmou Levi.

Também participaram da homenagem o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e seu vice, Luiz Fernando Pezão, os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Paulo Melo, e o presidente da União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliescu, além de diversas autoridades.
 
FONTE: http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=12902_UFRJ-concede-titulo-de-Doutor-Honoris-Causa-ao-ex-presidente-Lula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e por colaborar conosco! Continue participando!